Termina hoje o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda

Sistemas da Receita Federal aguardam envio até às 23h59min59s desta segunda-feira (30).


Os contribuintes têm até às 23h59min59s desta segunda-feira (30) para enviar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2018. Dados do último balanço revelam que, até às 10h de hoje, 26.058.254 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal.

Perder o prazo de entrega ou não prestar contas com o Fisco pode render penalidades. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração.

A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. E quem não prestar contas ainda terá pendências no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), com impedimentos para empréstimos e passaportes, por exemplo.

Quem enviou a declaração no começo do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências deverá receber mais cedo as restituições. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. O governo começará a restituir os contribuintes, que não caíram em malha fina, a partir de 15 junho.

Confira aqui todas as informações sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018.

Fonte: Brasil.gov